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Como criar um e-mail profissional na Zoho Mail

Passo 1. Habilitar configuração DNS


- Nesse caso utilizamos um domínio registrado no registro.br, mas se o seu domínio estiver registrado em outra plataforma, desconsiderar essa etapa.

- Faça login com a sua conta do registro br

https://registro.br/painel/

- Clique em “Domínios” e depois clique sobre o nome do seu domínio. 


- Desça a página até localizar a opção de “DNS”. Verifique se está aparecendo a opção “Configurar endereçamento”. 



- Clique em “Configurar endereçamento”, depois em “Modo avançado” e em “Confirmar



O registro br informa um prazo de até 2 horas para fazer a transição de servidores do DNS externo. Após esse prazo, voltar na página e verificar se está aparecendo a opção “Configurar zona DNS


Caso o “DNS” esteja como “Configurar zona DNS”, significa que já está configurado e pode avançar para a próxima etapa.



Passo 2. Criar conta Zoho Mail


Depois que a opção “Configurar zona DNS” estiver disponível no registro br, vamos seguir com a criação de conta na Zoho.


- Para criar uma conta na Zoho, é necessário possuir um e-mail, preferencialmente uma conta Google (GMAIL). 

- Se ainda não tiver uma conta Google, acesse o link https://gmail.com/ clique em “Criar conta” e escolha se será para uso pessoal ou para trabalho ou empresa.

Link para criar conta gratuita na Zoho Mail:

https://mail.zoho.com/signup?type=org&plan=free


- Informe seus dados de cadastro. Será enviado para o e-mail cadastrado um código OTP (autenticação de dois fatores), verifique o seu e-mail, insira o código e clique em “Verificar”.



- Ao finalizar a verificação, será aberta uma tela para adição de domínio. 


Passo 3; Adição de domínio



Agora que a conta Zoho foi criada, é hora de configurar o seu domínio.


- Em adicionar um domínio existente, clique em “Adicionar agora”.



- Insira o nome do domínio existente, pode ser verificado na página inicial do registro br, informe o nome da organização e selecione o tipo de setor como “Serviços de saúde”.



- Clique em “Prosseguir para a verificação de domínio”.



- A Zoho informará os dados que deverão ser inseridos nas configurações de DNS do Registro BR. Copie os que estão em “TXT Value / Content”.



- Acesse a opção “Configurar zona DNS” no registro br, clique em “Nova entrada”, selecione o “Tipo” como TXT, deixe o campo “Nome” em branco e cole os dados que copiou da Zoho no outro campo. 

- Clique em “Adicionar” e depois em “Salvar alterações



IMPORTANTE! A Zoho informa que pode demorar um prazo de até 1 dia para sincronizar os dados com o registro br, normalmente é bem rápido.


- Volte a tela de configuração da Zoho e clique para prosseguir no final da página.

- Será exibida uma mensagem informando que a propriedade do domínio foi verificada. Crie um e-mail personalizado com seu domínio, por exemplo, contato@seudomínio, depois clique em “Criar”.

- Clique em “Prossiga para configurar grupos” no final da página.


- Em grupos - lista de distribuição, não será feita nenhuma configuração. Clique em “Prossiga para mapeamento de DNS”.



- Novamente, será necessário copiar as informações da Zoho e configurá-las no registro br. Acesse a opção “Configurar zona DNS” no registro br, clique em “Nova entrada” e configure todos os dados abaixo.


IMPORTANTE! Os dados exibidos abaixo, são da nossa conta de teste. As informações devem ser configuradas no registro br exatamente da forma como estão aparecendo na imagem da Zoho para VOCÊ. Precisam conter as informações “Tipo de registro”, “Host”, “Valor” e “Prioridade”.


Zoho:

Registro BR:

- Em migração de dados, também não será necessário configurar. Clique em “Prossiga para torna-se móvel”.



- Mesmo processo, não será feita nenhuma configuração. Clique em “Prossiga para conclusão da configuração”.



- Pronto! Seu Zoho Mail está configurado e pronto para uso. Clique em “Verifique sua caixa de entrada”.